Ed & Lorraine Warren - Demonologistas (1980)

by - agosto 16, 2018


Se você é fã de filmes de terror, você sabe exatamente de quem vamos falar. Publicado pela primeira vez em 1980, a Darkside Books resolveu trazer para o Brasil o livro de Gerald Brittle sobre o casal Warren em uma publicação de cara dura, marcador de páginas em cetim e detalhes cheios de capricho. O livro é uma biografia sobre Ed e Lorraine Warren, investigadores do sobrenatural. Alguns de seus casos se tornaram filmes famosos do gênero de terror como Horror em Amityville, Anabelle e Invocação do Mal. O casal é demonologista e as páginas do livro estão recheadas de casos interessantíssimos sobre o paranormal. Ed Warren desde pequeno tinha experiências com o sobrenatural, já que Lorraine é clarividente, o que foi um problema quando ela descobriu seu dom na infância.

O espírito demoníaco não tem livre domínio sobre o homem. Em vez disso, pelo exercício do seu livre-arbítrio, homens e mulheres escolhem abrir a porta para o desconhecido e, então, seguem o caminho sombrio.

Fiquei ansiosa durante toda a leitura, tensa e em alguns casos retratados fui preenchida pelo medo do desconhecido. O que o casal nos mostra é que espíritos estão entre nós o tempo inteiro mas suas ações são o que definem se são humanos e inumanos. O livro é católico porém a forma como as histórias são tratadas transcendem qualquer tipo de religião. Quando falam do oculto, o casal deixa claro que é necessário que se fale sobre isso para que o desconhecido não nos afete tão diretamente, defendendo o conhecimento. E é assim que durante anos os Warren fizeram palestras sobre suas experiências, tentando levar o máximo de informação por todos os lugares. 

A edição começa basicamente onde termina Amityville - publicado também pela Darkside - e termina pelo caso de Enfield, retratado no filme Invocação do Mal 2. Eles passam por histórias conhecidas, como o caso de Anabelle, mas o meu capítulo favorito foi o Conjurações no Natal, onde o casal explica um pouco sobre a lei da atração e do convite.

É legal entender o que exatamente é um demonologista antes de começar a ler o livro para não misturar crenças religiosas que a gente costuma ter sobre o tema. Demonologista é responsável pelo estudo do sobrenatural, espíritos humanos e inumanos. O especialista é chamado até o local onde o desconhecido acontece e "sonda" o ambiente para identificar o quê está incomodando e oprimindo. Com a identificação, o demonologista decide se consegue se livrar daquilo ali através do trabalho da mediunidade ou se precisará ser feito um exorcismo, sendo necessário um sacerdote. Ou seja, demonologistas não fazem exorcismos e nem sempre tem acesso ao material necessário. 

O demonologista esbarra em dois tipos de espíritos: humanos e inumanos. Quando nos referimos a espíritos humanos estamos falando sobre pessoas presas na terra. Os espíritos humanos estão presos em um presente contínuo. Em alguns casos o espírito não sabe que está morto então consegue gerar uma influência sobre o nosso plano, apenas através de pequenos objetos se movendo, barulhos simples ou até passos. Já os espíritos inumanos são os que realmente nos deixam assustados. Portas batendo, camas mexendo, mesas e tudo o que vemos em filmes de terror. São espíritos ruins, espíritos inteligentes que podem até mesmo possuir alguém e é aí que chegamos ao que é tratado como possessão. 

Aos interessados pelo assunto, o livro é praticamente uma enciclopédia, com explicações - até mesmo físicas - sobre os acontecimentos, nos deixando com um pouco mais de informação sobre o sobrenatural. Acreditar ou não no livro e nos fatos depende muito de sua crença. Muitos acham que apenas se trata de charlatanismo, mas outros entendem que o desconhecido, espíritos e o sobrenatural de forma geral, existem sim. E aí, você acredita?

Você também pode gostar de:

0 comentários